Lamborghini Urus feito para… "surfar" nas dunas!
Há muito que deixou de ser segredo que a Lamborghini vai mesmo concretizar o protótipo apresentado há já quatro anos, lançando-se também ela no florescente mercado dos SUV. O Urus fez furor quando apareceu e, até prova em contrário, é até muito provável que o modelo de produção mantenha o nome do "concept" que deu origem a uma enorme onda de entusiasmo. Sempre surpreendente, quando se trata de uma marca de superdesportivos.
"Claro que será um puro Lamborghini!", asseverou Domenicalli. "Essa foi a nossa mais importante discussão e é um carro fabuloso. Tudo foi muito debatido e a resposta que a administração da marca sempre deu foi que o carro teria de ser sentido como um verdadeiro Lamborghini. Se fosse possível guiar o carro de olhos fechados, sem ver rigorosamente nada, saberia estar a bordo de um Lamborghini!".
Mas isso era coisa que a experiência passada da Lamborghini no "off-road" – com os mastodôntico LM002 dos anos 70 – não era! É verdade que passava por cima de toda a folha, mas não tinha a sensação de supercarro que é exigível a um Lamborghini actual. É esse difícil compromisso que os técnicos buscam actualmente e a opção por um motor turbo já foi tomada.
Porque, como de costume, a Lamborghini não faz as coisas por menos: o Urus pretende ser o SUV mais rápido à face do Planeta, recorrendo para isso a um V8 de quatro litros, com sobrealimentação por turbocompressor. E a um peso certamente bastante mais contido que concorrentes como o enorme Bentley Bentayga ou o SUV que também a Rolls-Royce está a desenvolver…